Franklin Ramos, do PT, Sofre Espancamento e Caso Levanta Questões sobre Violência Política
Na ultma quinta-feira (4) , o suplente de vereador e servidor público Franklin Dias Ramos, de 45 anos, foi encontrado morto em Canavieiras, no sul da Bahia. A vítima sofreu várias lesões na cabeça, que, de acordo com o boletim de ocorrência, são de espancamento.
A Polícia Civil investiga o caso como crime político, pois Franklin Ramos era um político atuante na cidade. Ele era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e havia concorrido a uma vaga na Câmara Municipal de Canavieiras nas eleições de 2020.
No dia do crime, Franklin Ramos não foi trabalhar. À noite, foi encontrado por moradores já sem vida, dentro de uma residência no bairro Centro.
A polícia ainda não identificou os autores do crime. As investigações estão em andamento.
O caso de Franklin Ramos é mais um exemplo da violência política que vem sendo registrada no Brasil nos últimos anos. O assassinato de um político, por mais que não esteja comprovado que se trata de um crime político, é um ato grave que ameaça a democracia.
A investigação do caso é fundamental para identificar os autores do crime e puni-los exemplarmente. É importante também que as autoridades públicas tomem medidas para prevenir a violência política, como a criação de mecanismos de proteção aos políticos e a conscientização da população sobre a importância do respeito à democracia.