Começou a circular em Salvador, nesta quarta-feira (21), o primeiro ônibus movido a gás natural veicular (GNV) e biometano. A chegada do veículo na capital baiana faz parte de uma ação experimental que envolve a Bahiagás, Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a montadora Scania. Até a próxima segunda-feira (26), o ônibus fará o trajeto Aeroporto – Praia do Forte, nos horários das 6h e 15h, e será cobrado o valor praticado atualmente, que é de R$ 8,10.
O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, explicou que o período de demonstração servirá para que a gestão estadual possa avaliar futuras licitações de transporte. “Nós estamos fazendo esse período de teste por dois motivos, trazer uma redução do valor da tarifa para o usuário na futura licitação e poder ter uma transição para combustíveis ambientalmente mais corretos. É uma experiência para avaliar o custo desse veículo em comparação com o veículo movido a diesel”.
O ônibus tem capacidade para 110 passageiros, com ar condicionado, plataforma elevatória e assento especial para deficientes visuais acompanhados de cão guia. Neste período de pandemia da Covid-19, o ônibus irá circular com capacidade reduzida e adoção das medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde.
Na demonstração realizada para a imprensa na manhã desta quarta-feira, o veículo fez o percurso entre o Farol da Barra e o Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Para Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás, a economia e impacto ambiental são pontos fortes do veículo. “A economicidade é um elemento central já que estamos tratando de um combustível fóssil menos poluente, muito mais barato e com mesma capacidade energética que o diesel, principal combustível utilizado nos veículos pesados hoje em dia”.
Entre os benefícios desse modelo de transporte está a redução das emissões de gases de efeito estufa e óxido de nitrogênio. Outro ponto positivo é a diminuição da poluição sonora nas grandes cidades, devido a baixa emissão de ruídos.
De acordo com o gerente comercial da Scania, Igor Sotero, o veículo é 20% mais silencioso do que outros modelos do gênero. “Comparado com um veículo a diesel, este ônibus tem cerca de 20% a menos de custo por quilômetro rodado. Além disso, chega a 80% a menos de expurgação de materiais particulados e de dióxido nitroso”, pontuou.
O veículo já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. Daqui, o veículo seguirá para o estado do Paraná.