Nesta sexta-feira (18), membros dos governos Federal e Estadual se encontraram na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Salvador, para coordenar ações conjuntas em relação ao falecimento da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, ocorrido em Simões Filho no dia anterior.
A reunião abordou não somente a atualização das primeiras etapas da investigação, mas também discutiu medidas de apoio à comunidade e o reforço da segurança nas proximidades do local do incidente.
A investigação está em andamento, com diligências em curso, depoimentos de testemunhas coletados e análise das imagens das câmeras de segurança, além de perícia realizada na cena do crime.
Participaram da reunião representantes do Governo do Estado, incluindo os secretários Marcelo Werner (SSP), Fabya Reis (Seades), Ângela Guimarães (Sepromi), Felipe Freitas (SJDH) e André Curvello (Secom). Também estiveram presentes a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e a diretora do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira.
Da parte do Governo Federal, estiveram presentes o Secretário de Políticas para os Quilombolas, Povos de Terreiro de Matriz Africana e Ciganos, Ronaldo Santos; o Diretor do Departamento de Reconhecimento, Proteção e Etnodesenvolvimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Antônio Mendes; a Assessora Especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila Carvalho; a Diretora de Políticas para Povos e Comunidade de Matriz Africana e Povos de Terreiro do Ministério da Igualdade Racial, Luzi Borges; e o Coordenador Geral para Liberdade Religiosa do Ministério da Igualdade Racial, Luiz Gustavo.