
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), realizou entre os dias 12 e 18 de junho a quarta e última fase da “Operação Em Chamas 2025”, que resultou na apreensão histórica de 2,5 milhões de fogos de artifício clandestinos, o maior volume desde o início da operação em 2015 .
A ação ocorreu em Salvador, Região Metropolitana, e em municípios como Alagoinhas, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Serrinha e Feira de Santana. Foram fiscalizados 58 estabelecimentos e um local de produção irregular. Somente no último dia, cerca de 40 mil unidades foram recolhidas para destruição.
Em Feira de Santana e na feira da Avenida Paralela, em Salvador, oito pontos foram vistoriados: quatro foram interditados e um dos responsáveis foi detido e conduzido à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) por tentativa de descarte irregular de material ilegal.
A operação contou com a parceria de diversos órgãos, incluindo Decon, Procon Bahia, Codecon, Ibametro, Corpo de Bombeiros, Exército, CRQ e DPT. Uma inovação dessa edição foi o uso do App SisFisc/CFPC, que permitiu monitoramento em tempo real das fiscalizações, com geolocalização e detalhamento por município e estabelecimento.
Dados consolidados da operação:
- 2,5 milhões de fogos clandestinos apreendidos
- 58 locais vistoriados, incluindo 1 de produção irregular
- 4 inquéritos instaurados
- 8 pontos fiscalizados em Feira de Santana e Salvador, com 4 interditados
- 1 pessoa conduzida à Decon
👉 Objetivo: prevenir acidentes durante as festas juninas, protegendo vidas e combatendo o comércio clandestino de produtos controlados