A Defesa Civil do Estado (Sudec) realizou, nessa quarta-feira (16), uma vistoria técnica na zona costeira de Gamboa e Morro de São Paulo, em Cairu, a fim de averiguar o processo erosivo e os eventuais riscos de deslizamentos de uma falésia situada na Praia da Argila, no distrito de Gamboa, que colocam em risco à integridade física da população local e também dos turistas que visitam a região.
“Durante a vistoria constatamos que ocorreram deslizamentos de argila e blocos de rochas ao longo deste ano e que, apesar dos riscos, as famílias estavam extraindo materiais da falésia para a prática do banho de argila. Assim, como uma ação preventiva, visando evitar um acidente semelhante ao que ocorreu na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, a Defesa Civil estadual recomendou que a Prefeitura Municipal de Cairu interdite o acesso à falésia”, disse o superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Luz.
Além disso, a Defesa Civil da Bahia está solicitando que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) elabore o Mapa de Risco do município de Cairu para que a Prefeitura passe a ter conhecimentos aprofundados das áreas inadequadas para a construção de imóveis residenciais e comerciais. Fonte: Sudec