Um homem diagnosticado com a variante delta da Covid-19 morreu em decorrência da doença, em Salvador, segundo informações confirmadas pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta sexta-feira (27). Ele é um dos quatro pacientes identificados com a variante na Bahia.
O paciente, de 41 anos, era morador de Niterói, no Rio de Janeiro, e faleceu no dia 14 de agosto. Ele estava a bordo de um navio dos Estados Unidos ancorado em Salvador e que não está mais na cidade.
Thank you for watching
O homem começou a apresentar os sintomas no dia 15 de julho e morreu quase um mês depois, em 14 de agosto. Segundo informações da Sesab, ele não foi vacinado contra a Covid-19.
Na quinta-feira (26), a Sesab havia informado que, na época do registro, a embarcação foi isolada e os tripulantes não tiveram contato com o público externo do navio. Além do paciente que morreu, outra pessoa que estava no navio também foi contaminada com uma variante, a beta.
Por causa da confirmação da variante delta no estado, foi antecipada a imunização com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, prevista para começar em 15 de setembro. Inicialmente, o reforço será para grupos prioritários, começando pelos idosos.
A variante delta foi identificada pela primeira vez em outubro do ano passado na Índia e passou a ser dominante no mundo, por causa da alta capacidade de transmissão. Ela tem maior gravidade nos sintomas. Na Bahia, os casos foram confirmados 53 dias após a primeira identificação da variante no Brasil.
Segundo a Sesab, um caso foi confirmado em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, e outro em Vereda, no extremo-sul da Bahia. Por causa disso, os municípios intensificaram as medidas contra a Covid-19.
Em Feira de Santana, a variante delta foi identificada em um homem de 51 anos. Ele se recuperou da doença e não precisou de internação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele não usava máscara e não foi vacinado contra a Covid-19.
O prefeito de Feira de Santana informou que solicitou mais doses da vacina contra a Covid-19, além da redução do prazo para aplicação da segunda dose.
Já em Vereda, as ruas da cidade começaram a ser higienizadas e barreiras sanitárias foram montadas no município. Além disso, carros de som circulam para alertar os moradores sobe os protocolos sanitários.
A vacinação contra a Covid-19 também foi intensificada no município do extremo sul da Bahia, a cerca de 755 km de Salvador. Nesta sexta, as pessoas com 18 anos ou mais começaram a ser imunizadas. A população também foi convocada para participar de testagem em massas, mesmo quem não apresentava sintomas da doença.
Por meio de nota, a prefeitura informou que o caos confirmado da variante delta na cidade é de um homem de 28 anos, sem comorbidades, que apresentou sintomas em 14 de julho, antes de receber a vacina. *G1