O Esporte Clube Bahia volta a campo nesta quarta-feira (14) para encarar o Atlético Nacional, em Medellín, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A partida será realizada no Estádio Atanasio Girardot, local onde o Tricolor de Aço jogou pela última vez há 12 anos, em 26 de setembro de 2013, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Na ocasião, o Bahia chegou embalado por duas vitórias no Campeonato Brasileiro, contra Internacional e Botafogo, e uma sequência de quatro partidas invicto. No entanto, a equipe baiana foi superada por 1 a 0, com um gol contra marcado por Diones aos 11 minutos do primeiro tempo. Apesar das tentativas de reação, o time não conseguiu reverter o placar. No jogo de volta, a eliminação veio nas penalidades.
Desta vez, o cenário é diferente. O Bahia lidera o Grupo F com 7 pontos, seguido pelo Atlético Nacional (6), Internacional (5) e Nacional-URU (4). Apesar de vir de duas derrotas consecutivas – 3 a 1 para o Nacional, em Salvador, e 1 a 0 para o Flamengo, no Rio –, o Tricolor depende apenas de si para avançar às oitavas de final da competição continental.
O reencontro com o estádio colombiano é encarado como uma oportunidade para retomar o caminho das vitórias e manter a liderança do grupo. A equipe busca repetir o desempenho do confronto anterior entre os dois times nesta edição da Libertadores, quando venceu na Arena Fonte Nova.
O confronto está marcado para às 21h30 (horário de Brasília), e terá transmissão oficial pelas plataformas esportivas designadas. O jogo é considerado chave para as pretensões do Bahia no torneio e para a consolidação da campanha em um grupo equilibrado e considerado um dos mais difíceis desta fase.