Ações preventivas e ostensivas foram intensificadas pelas Forças de Segurança com o objetivo de promover mais agilidade no atendimento aos baianos durante os festejos juninos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), vinte e oito mil profissionais (policiais militares, civis, técnicos e bombeiros militares) atuam em diferentes regiões do estado, para garantir um São João de paz.
Nesta quarta-feira (22), o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) começou as ações da ‘Operação São João’, pois é esperado um aumento de até 55% no fluxo de veículos e pessoas, nas vias estaduais. O chefe da Coordenação de Planejamento Operacional da BPRv, major Fausto Matos, lembrou que as pessoas estão ansiosas para voltar a curtir.
“Existe uma demanda reprimida pela ausência de eventos por conta da pandemia da Covid-19 e para atender a esse aumento estamos ampliando o efetivo e as ações preventivas e repressivas nas estradas”, disse.
Para combater a violência de gênero, a Operação Ronda Maria da Penha já começou, em cidades do interior, a campanha ‘Não é Não também no São João’, que visa a orientar sobre o crime de importunação sexual. Na ação, panfletos informativos estão sendo distribuídos aos baianos e agentes esclarecem dúvidas sobre a violência contra a mulher.
Este ano, as festas juninas no Parque de Exposições Agropecuária de Salvador, na Paralela, e nos municípios de Itaberaba, Porto Seguro, Serrinha, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Riachão do Jacuípe, Candeias, Dias D’ávila, Salinas das Margaridas, Irecê e Senhor do Bonfim vão contar com o Sistema de Reconhecimento Facial como auxílio na segurança. Essa ferramenta, segundo a SSP-BA, já ajudou a tirar de circulação 262 foragidos da Justiça. (BN)