No último domingo, 27, a Unidade Mista de Atendimento do município de Gandu reuniu os colaboradores para comemorar um mês de funcionamento. A celebração contou momentos de descontração e lanche para todos os presentes.
A unidade foi instalada com o objetivo de cuidar dos pacientes com suspeita ou acometido pela Covid19. Atualmente o local registra o total de 69 atendimentos entre suspeitos e confirmados de COVID e conta com 30 leitos, Unidade Hospitalar. Além da unidade de urgência, tem a unidade de internamento clínico.
O local que funciona com 15 leitos abrange também o atendimento para mais cinco municípios próximos a Gandu. A unidade foi implantada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), e é administrado pela Fundação Gonçalves e Sampaio (FGS),
Upa de Gandu – Unidade pré-hospitalar destinada ao atendimento exclusivo a adultos e crianças com sintomatologia respiratória, suspeitos ou confirmados de COVID-19, 24 horas por dia, sete dias por semana, com acesso por demanda espontânea ou regulada pela Central de Urgências Médicas do SAMU 192. Com serviço de urgência e emergência, a unidade tem capacidade para atendimento às urgências de pacientes adultos com sintomatologia respiratória com acesso organizado pelo dispositivo do ACCR – Acolhimento com Classificação de Risco.
Os pacientes atendidos no local são classificados como “amarelo” e “vermelho” e iniciam o tratamento em leitos de estabilização, até a regulação para unidades de maior complexidade. A unidade contempla o acolhimento com Classificação de Risco; Consulta Médica na Atenção Especializada; Atendimento de Urgência na Atenção Especializada; Consulta de Outros Profissionais de Nível Superior- Assistente Social
Ascom Gandu Hospital de Campanha