Em uma medida para fortalecer o combate às facções criminosas na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta segunda-feira (20), a compra de quatro Veículos Blindados Táticos (VBTs) para as Polícias Militar e Civil do estado. Um investimento de R$ 7 milhões será destinado à aquisição dos equipamentos.
A iniciativa busca garantir mais segurança e proteção aos policiais que atuam na linha de frente contra o crime organizado. Os VBTs, conhecidos popularmente como “caveirões”, são veículos blindados com alto poder de fogo e blindagem reforçada, utilizados em situações de alto risco, como operações em áreas conflituosas e resgates de reféns.
Para garantir que os VBTs atendam às necessidades específicas da Bahia, uma comissão formada por integrantes da Polícia Militar e da Polícia Civil do estado está nos Emirados Árabes Unidos, na sede da empresa fabricante dos veículos. A equipe, liderada pelo subsecretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Marcel de Oliveira, está verificando e sugerindo adaptações nos equipamentos para melhor se adequarem à realidade topográfica baiana.
“Nosso objetivo é adaptar o equipamento para a realidade topográfica baiana. O nosso maior bem é o policial, é o bombeiro. Vamos proteger aqueles que cuidam e preservam vidas diariamente em todo o estado”, afirmou o subsecretário Marcel de Oliveira.
A compra dos VBTs é mais um passo no compromisso do governo da Bahia com a segurança pública e o combate ao crime organizado. A expectativa é que os novos equipamentos contribuam para reduzir os índices de criminalidade e garantir maior tranquilidade à população baiana.