O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença na Bahia nesta sexta-feira (10) para a inauguração de duas importantes obras: o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) e o novo prédio do Campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), ambos em Teixeira de Freitas.
Homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Em um momento comovente da cerimônia de inauguração do HECB, Lula aproveitou a oportunidade para prestar homenagem às vítimas dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul.
“Em primeiro lugar, eu queria pedir que a gente fizesse um minuto de silêncio em solidariedade às pessoas que perderam familiares nas enchentes do Rio Grande do Sul. Em segundo lugar, para as pessoas que estão desaparecidas e, em terceiro lugar, para milhares e milhares de gaúchos que estão fora das suas casas por conta de uma catástrofe ambiental”, declarou o presidente, emocionado com a situação.
Lula relembrou suas próprias experiências com enchentes, ressaltando a empatia que sente pelas vítimas e suas famílias.
“Quando eu falo de enchente não é porque eu vi na televisão. Eu falo de enchente porque já tive dezenas de enchentes na minha vida. Já acordei muitas vezes de madrugada brigando com rato, com barata, com fezes boiando dentro de casa, tentando tirar a minha mãe porque o fogão já tinha perdido, a geladeira já tinha perdido, a televisão já estava perdida, o colchão já estava perdido, a mesa de fórmica da cozinha já tinha perdido”.
Solidariedade do povo brasileiro
O presidente também destacou a onda de solidariedade que se formou em todo o país para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Eu nunca vi tanta solidariedade, tanta compaixão como estou vendo agora do povo brasileiro ajudando, de corpo e alma, cada mulher, cada homem, cada criança, cada pessoa que está desesperada com o volume de chuva que até então a gente desconhecia. Obrigada Bahia e obrigada Nordeste brasileiro pela solidariedade, pelo apoio que vocês estão dando”, agradeceu Lula.