Levantamento realizado pelo Procon-SP dos aparelhos de celular compatíveis com a tecnologia 5G mostra que os preços variam de R$ 1.400 a R$ 11.500. Com a 5ª geração de rede de internet móvel, que trará benefícios como mais velocidade, maior cobertura e conexões estáveis, os aparelhos precisam ser homologados para essa tecnologia.
Por isso, antes de adquirir um novo aparelho, o Procon orienta o consumidor a verificar o código de homologação estampado no chassi ou no manual do produto, consultar a operadora sobre a compatibilidade do produto à sua rede e verificar a área de cobertura do serviço, além de avaliar se, de acordo com sua necessidade e com uso que faz do item, a compra é realmente necessária.
Atualmente, são 84 modelos fabricados por diversas marcas que são homologados para essa tecnolocia: Apple, Samsung, Motorola, Xiaomi, ASUS, Realme, TCL, Nokia, Lenovo e Zebra.
“A lista com os modelos, obtida no site da Anatel, é de julho deste ano, e a homologação é pré-requisito ao uso e à comercialização do produto no Brasil”, explica o órgão de defesa do consumidor.
O levantamento dos preços foi feito pela equipe da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, entre 26 e 29 de agosto, nos principais sites do varejo, em seus marketplaces e em portais de intermediação de venda. (R7)