A Rússia atacou as duas principais cidades da Ucrânia nesta terça-feira (1º), sexto dia de guerra desde que começou a invadir o país, na semana passada. Em kiev, a capital, uma torre de TV foi atingida, causando a morte de 5 pessoas.
Mais cedo, a Rússia atacou com mísseis um prédio do governo ucraniano em Kharkiv, a 2ª maior cidade do país. Um vídeo mostra uma grande bola de fogo que envolve carros que estavam no local (assista abaixo). Segundo o jornal “The New York Times”, que afirma ter ouvido os números de funcionários dos serviços de emergência, o ataque deixou 7 mortos e 24 feridos.
Enquanto isso, imagens de satélite continuam mostrando que forças russas estão se aproximando de Kiev, a capital da Ucrânia. No começo do dia, segundo agências de notícias, a Rússia disse que atacaria locais que pertencem aos serviços de segurança e à unidade de operações especiais da Ucrânia em Kiev para evitar “ataques de informação”.
Discurso de Zelensky
De acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, a Rússia atacou a Ucrânia com 56 foguetes e 113 mísseis de cruzeiro só nos primeiros cinco dias. Após o bombardeio de Kharkiv, Zelensky acusou a Rússia e disse que um Estado que comete crimes de guerra não deve ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Zelensky também pediu à União Europeia para provar que estão do lado dos ucranianos no conflito com a Rússia.
“A União Europeia será muito mais forte conosco, isso é certo. Se vocês, a Ucrânia será muito mais solitária. Provem que estão conosco, provem que não vão nos deixar, provem que vocês são de fato europeus e, então, a vida vai vencer a morte e a luz vai vencer a escuridão.” (G1)