Um funcionário do Terminal Marítimo de Belmonte, cidade do extremo sul da Bahia, morreu após ser atropelado por uma máquina empilhadeira. O acidente aconteceu na tarde de domingo (24).
A vítima foi identificada como Clodoaldo Iraçu Pereira, que trabalhava como auxiliar de serviços gerais. A idade dele ainda não foi divulgada.
Testemunhas relataram que o operador da máquina não percebeu a presença do funcionário no momento do acidente.
Em nota, a JSL, empresa onde Clodoaldo trabalhava, lamentou a morte e disse que apura o caso.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que abriu inquérito nesta segunda-feira (25) para acompanhar a apuração do acidente e adotar as medidas judiciais e extrajudiciais relativas à saúde e segurança do trabalho.
Ainda segundo o MPT, a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA) também foi acionada para realizar estudo que determine as causas do acidente no Terminal Marítimo de Belmonte, além de eventuais descumprimentos de normas de saúde e segurança do trabalho. Eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente serão investigadas.
O caso será distribuído e analisado pelo procurador designado para presidir o inquérito. Nos próximos dias, deverão ser encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e principalmente Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA).
O MPT detalhou que são os auditores-fiscais do trabalho da SRT-BA que deverão concluir a peça principal do inquérito, que é o laudo onde serão apontadas as falhas nas normas de segurança que levaram à tragédia. A partir dos dados recolhidos, o MPT vai buscar a reparação dos danos em um ajuste de conduta ou uma ação judicial.
O caso é investigado pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro. (G1)