O WhatsApp é um aplicativo de mensagens muito popular em todo o mundo, mas existem alguns países que não o utilizam ou que o bloquearam por motivos políticos ou de segurança. Alguns desses países são:
China: O governo chinês censura a internet e bloqueia vários aplicativos estrangeiros, incluindo o WhatsApp. Os usuários na China precisam usar uma VPN para acessar o WhatsApp ou usar aplicativos locais como o WeChat.
Irã: O Irã também tem um controle rigoroso sobre a internet e proíbe o uso de aplicativos de mídia social como o WhatsApp, Facebook e Twitter. Os usuários no Irã podem usar aplicativos alternativos como o Telegram ou o Soroush.
Coreia do Norte: A Coreia do Norte é um dos países mais isolados do mundo e tem uma rede de internet muito limitada e restrita. O WhatsApp não está disponível na Coreia do Norte e os poucos usuários de internet no país usam aplicativos estatais como o Red Star OS.
Cuba: Cuba tem uma infraestrutura de internet precária e um acesso limitado à rede mundial de computadores. O WhatsApp não é amplamente usado em Cuba e os usuários dependem de serviços de SMS ou de aplicativos como o Zapya, que permitem a troca de arquivos offline.
Síria: A Síria está em guerra civil há anos e tem uma situação de segurança instável. O WhatsApp é frequentemente bloqueado pelo governo ou pelas forças rebeldes por razões políticas ou militares. Os usuários na Síria usam outros aplicativos como o Signal ou o Wire para se comunicarem.