Na noite de segunda-feira (4), um ciclone extratropical se formou no Rio Grande do Sul, desencadeando uma série de eventos climáticos severos que resultaram em danos significativos em várias regiões. Mais de 40 cidades foram afetadas por fortes rajadas de vento, enchentes de rios, deslocamento de pessoas e, lamentavelmente, quatro mortes registradas em três municípios (Mato Castelhano, Passo Fundo, Ibiraiaras), além de outros transtornos.
De acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de desalojados na noite de segunda-feira totalizava 215 pessoas. Essas evacuações ocorreram em cinco cidades, com destaque para Nova Bassano, que enfrentou a situação mais crítica, com 90 pessoas desalojadas.
O ciclone extratropical trouxe uma virada extrema no tempo, provocando uma série de desafios e dificuldades para as comunidades afetadas. As autoridades locais e equipes de resgate estão trabalhando incansavelmente para prestar assistência às vítimas e lidar com as consequências desse evento climático devastador.