Devido à alta nos casos de Covid-19 registrados na Bahia, o Governo do Estado solicitou à Santa Casa de Valença a reabertura do setor COVID-19, com 10 leitos de UTI e mais 10 leitos clínicos para esta quarta-feira (13). A estratégia visa atender o Baixo Sul, após os registros de alta dos casos da doença registrados pela Secretaria da Saúde da Bahia – SESAB.
A Santa Casa de Valença abriu os primeiros leitos de UTI Covid-19 em 2020. Em 2021 houve a ampliação para 20 leitos de UTI Covid-19, mais 20 leitos Clínicos Covid-19, com diminuição dos casos da doença a partir do 2° semestre de 2021, foram mantidos 10 leitos de UTI Covid-19, mais 10 leitos clínicos Covid-19. Graças a esses leitos, foi possível estruturar a primeira UTI Geral Adulto tipo II da unidade de saúde.
“A decisão de reabertura atende ao pedido do Estado da Bahia e possibilita que haja fluidez para resolver as necessidades de saúde da nossa região. Tão logo o cenário de alta da COVID-19 se normalize, voltaremos à nossa UTI Adulto geral”, esclarece o provedor Marcelo Cabral. O equipamento de saúde vai atender a municípios por meio da Central de Regulação do Estado e pode atender pacientes de municípios diversos.